Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Por que o sol esteve avermelhado nesta manhã? Confira a explicação de um especialista
19/08/2019 13:52 em Novidades

Quem é do norte pioneiro do Paraná, Sul de São Paulo e demais regiões, acordou nesta manhã de segunda-feira (19), um tanto quanto assustado devido a cor do sol, que estava avermelhada. 

 

Muitas pessoas pensaram que isso era um fenômeno raro ou até mesmo que o apocalipse estava acontecendo, porém, segundo o Dr. Ricardo Ap. Campos, que leciona climatologia para alunos do curso de Geografia da UENP, essa coloração do sol é “só excesso de nebulosidade”. Segundo ele, “As cores também são variadas de acordo com o horário, pois de manhã o sol está mais no horizonte, sendo assim, sua luz tem que passar por uma camada um pouco maior para chegar aos nossos olhos, sendo assim, mais espectros da luz visível são defletidos, chegando apenas alguns espectros próximos ao vermelho”. Além disso, Dr. Ricardo ainda explicou que, “ontem à noite estava um pouco quente, aí chegou uma frente mais fria a carregada de umidade, levando a formação de chuvas e disponibilizando umidade ao ar, hoje está em torno de 77 a 80% (em londrina), ontem chegou a apenas 40% de umidade. Esse acréscimo também contribui para diminuir e defletir a luz solar e deixar esse aspecto de dia cinzento.”.

 

Existem especulações de que essa coloração do tempo e sol, seja causado por queimadas na Amazônia porém, o Dr. Ricardo Campos, afirma que, "Tem muito material particulado seco no ar, por conta de queimadas e poeira secas levantadas pelos ventos, mas atribuir esse excesso de material particulados no ar, a queimadas na Amazônia, acho meio difícil."

 

Em nossa página no facebook, pessoas de várias localidades enviaram fotos mostrando como o sol estava em sua região:

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!